top of page

COVID-19 UM ANO DEPOIS: O QUE APRENDEMOS SOBRE A DOENÇA?

Evento virtual organizado pelo GT2 - Dias 11, 18 e 25 de março – das 18:30 às 21:00h

 

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de covid-19. Desde então, o SARS-CoV-2 avançou para todos os continentes, desafiando cientistas e sistemas de saúde de todos os países. Em 22 de fevereiro de 2021, a OMS contabilizava mais de 111 milhões de casos confirmados, com 2.497.406 mortes pela Covid-19. O Brasil responde por mais de 250 mil mortes, o que representa 10% do total de mortes confirmadas, mesmo tendo cerca de 3% da população global. Com a politização da doença em nosso país, suspeita-se que o cenário brasileiro possa ser ainda pior.

Em 2020, o mundo se debruçou sobre estudos científicos e sociais a respeito da Covid-19, mas quando achamos que estamos perto de saber lidar com a doença, novos fatos se revelam. A pandemia ressaltou as desigualdades sociais, afetou a economia e exigiu modificações significativas no trabalho.

Trabalhadores e trabalhadoras têm sido expostos ao risco de adoecimento e morte, não apenas no setor saúde, mas também em diversos segmentos econômicos. Temos enfrentado a incompetência na condução da crise sanitária, o descaso e, por vezes, até mesmo o deboche frente às mortes e ao sofrimento. Há resistência de diversos setores da sociedade em reconhecer a covid-19 relacionada ao trabalho e os direitos dos trabalhadores afetados.

Neste contexto desafiador, o Grupo de Trabalho no. 2 (GT2) da Frente Ampla, dedica-se à temática “Ampliação do conceito de covid-19 relacionada ao trabalho: ações necessárias e recomendadas para avançar”, com produção contínua de orientações e eventos. Nos dias 11, 18 e 25 de março, o GT2 lança um ciclo de webinários para discutir o que aprendemos um ano depois da declaração da pandemia.

Serão três dias, dedicados a discutir aspectos clínicos, prevenção, tratamento, vacinas, ações de vigilância e direitos dos trabalhadores, dentre outros assuntos que serão debatidos por profissionais renomados. Não perca a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e aprender mais com o compartilhamento de experiências. O evento é gratuito e as vagas são limitadas!

COVID-19 UM ANO DEPOIS: O QUE APRENDEMOS SOBRE A DOENÇA? Dias 11, 18 e 25 de março – das 18:30 às 21:00h Palestrantes confirmados (em ordem alfabética): Bruno Chapadeiro Carlos Eduardo dos Santos Ferreira (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) Cirlene Zimmermann (Ministério Público do Trabalho) Fausto Augusto Junior (DIEESE) Clarissa Yasuda (Unicamp) Clóvis Arns da Cunha (Sociedade Brasileira de Infectologia) Gulnar Azevedo (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) Karla Freira Baeta (ANVISA) Letícia Nobre (Cesat/Bahia) Madalena Margarida da Silva (Fórum das Centrais Sindicais) Marcia Kamei (Ministério Público do Trabalho) Margareth Dalcolmo (Fiocruz) Maria Maeno Mario Bonciani (SindSaúde) Paulo Lemgruber (Mauro Menezes & Advogados) Raquel Stuchi (Unicamp) Wanderson Kleber de Oliveira (Ex-Secretário de Vigilância em Saúde)

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page